As Paisagens do rio Doce

O estudo da paisagem é resultado de um olhar coletivo para a região influenciada pelo rio Doce. Ele busca nos aproximar da complexidade deste território e inaugurar novos caminhos para pensar com o rio Doce, a partir do rio Doce e através do rio Doce: o passado, o presente e o futuro desta região.

A partir de uma abordagem que integra levantamentos técnicos, observação silenciosa, inventário de peças artísticas e uma escuta profunda das gentes do Doce, o estudo identificou uma trama de paisagens dinâmicas e conectadas que nos convidam a navegar pela história protagonizada pelo rio Doce.

A paisagem é um conjunto de imagens produzidas por diferentes observadores. Cada observador, por sua vez, carrega suas visões de mundo e trajetórias ao observar, interagir, falar e representar as paisagens que percebe. Ao integrar diferentes pontos de vista sobre um mesmo território, constrói-se uma visão mais fidedigna dele. Este é o objetivo do estudo da paisagem: apresentar o território de forma integrada, mas sem sombrear as especificidades que revelam sua diversidade.

Perceber, ouvir, observar e identificar paisagens através de diferentes olhares e suportes artísticos é revelar novos matizes de uma mesma cena. E, nesse sentido, o estudo da paisagem é também um instrumento com potencial para subsidiar a ação no território.